Dr. Galvão
Dr. Galvão
Essa é uma singela homenagem ao saudoso Dr. Galvão. Falar sobre ele é lembrar as coisas que mais me chamaram a atenção e consequentemente me influenciaram. As suas características mais marcantes eram:
Segurança: era uma pessoa convicta nas suas atitudes e fala, se expressando de forma objetiva e sucinta.
Generosidade: compartilhava o seu conhecimento e experiência com todos que se interessavam, além da paciência para discutir os casos clínicos.
Humildade e discrição: não demonstrava nem comentava o alcance do seu trabalho. Seu consultório, carro e roupas eram discretos, de forma a não constranger os pacientes mais humildes. Sobre o balcão da secretária, havia uma caixinha com uma abertura superior para que os pacientes depositassem a quantia que pudessem. Estipulava um valor de referência das consultas para que não pagassem além, pois dizia que ganhar muito dinheiro era problemático e a medicina não era a profissão para se ganhar dinheiro, mas para servir ao próximo. Dessa forma não elitizava o tratamento homeopático.
Sua capacidade de trabalho era imensa. Atendia diariamente uma vasta clientela, administrava o Centro Médico Homeopático, escrevia artigos para revistas e livros, dava aulas para alunos e pacientes, discutia casos com vários estagiários e com os colegas que solicitavam sua ajuda, retornava inúmeras ligações para os pacientes, e reservava diariamente um tempo para estudar.
Era genial a sua percepção, clara e precisa, do sintoma a ser medicado. Tanto nos quadros agudos, quanto nos casos crônicos.
Disponibilidade para estar alcançável para quem precisasse falar com ele. Era incansável em enfatizar a importância em atendermos as ligações dos pacientes, pois praticamente inexiste pronto atendimento em homeopatia nos hospitais.
Valorizava o lar como o lugar onde se nasce, vive e morre. O lugar do amor.
Na sua relação de mestre com os discípulos, era como um pai: dedicado, atento, firme, exigente e acima de tudo amoroso.
Dez anos se passaram após o seu falecimento, mas os seus ensinamentos continuam vivos dentro de mim. Como gratidão, procuro viver e exercer a prática médica homeopática utilizando fielmente tudo o que me ensinou.